O Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu teve sua história iniciada em 1963, com a criação de uma Associação Rural, que tinha como Presidente o Sr. Ademar Lobato e Secretário o Sr. Humberto Campos. Associação esta que era ligada à extinta FAREM-Federação das Associações Rurais do Estado de Minas Gerais. O estatuto da Associação foi registrado em 15 de outubro de 1965.
O Sindicato em si, foi criado em 1967, e seu primeiro Presidente foi o Sr. Ozório Gonçalves de Vasconcelos e o primeiro associado foi o Sr. Rubens Corrêa de Lacerda. Em 1973 foi adquirido um imóvel à Rua Messias Jacob,350, para ser sede do Sindicato e este ficou aí estabelecido até meados de 2008.Em 1978 foi realizada uma grande reforma na sede, para melhoria e ampliação das instalações da mesma.
O ano de 1983 foi muito significativo para o Sindicato. Neste ano foram adquiridos dois terrenos de 4 ha cada para a construção de um parque de exposições, que foi batizado de Parque de Exposições Paulo Soares Maciel. Logo em seguida o terreno foi todo murado e foram construídos 60 currais individuais e 02 currais para “apartação” de animais para os leilões. Nesse mesmo ano teve início a construção dos galpões de Torneio Leiteiro que foi doação da Coopel e do Galpão de argolas, doação da Mendes Júnior e ainda o Galpão de cavalos. Ainda em 1983 foi realizado o 1º leilão da cidade de Pompéu, que foi uma Feira de Bezerros, evento este que contou com 1475 animais.
No ano de 1987, foi construída a Pista de Vaquejada, que propiciou a vinda de diversos eventos ligados ao esporte.
Em 1988 foram realizadas duas obras de grande importância para o Parque de Exposições, que foram o calçamento dos currais e a iluminação do Parque, obras estas realizadas no mandato do Srº Acir Serra Machado.
Em 1991, em parceria com a Berrante Leilões foi construído o Taterçal de Leilões e em 1992 houve a perfuração de um poço artesiano que propiciou ao Parque de Exposições ter sua fonte própria de água.
No ano de 1996, visando beneficiar o artesanato da cidade, foi construído um galpão para exposições e nesse mesmo ano o Parque de Exposições teve suas ruas asfaltadas.
Foi também no ano de 1996 que foi realizada a 1ªExposição Agropecuária de Pompéu, evento este que contou com diversos artistas renomados e que se repetiu anualmente até o ano de 2008.
O ano de 1995 marcou o início de uma importante parceria entre o Sindicato e o Senar, para capacitação de pessoas. O primeiro curso oferecido, aconteceu em 5 de maio de 1995 e o tema foi Bovinocultura de Leite. Desde então, são oferecidos gratuitamente à comunidade, mensalmente, cursos de capacitação em diversas áreas.
Em 2007 deu-se o início da construção da nova sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu, esta agora, dentro do Parque de Exposições. Essa obra foi uma parceria do Sindicato com o Ministério da Agricultura e sua inauguração aconteceu em agosto de 2008.
No ano de 2010 o Sindicato se lançou em mais um desafio, a organização de um evento voltado para a cadeia produtiva do leite. Esse evento foi batizado de Superleite e hoje, na sua 3ª Edição, é referência regional para o setor leiteiro.
VISÃO
A visão do Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu é ser
referência regional, forte, atuante e representativo.
MISSÃO
O Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu, tem por missão representar a classe produtora, fornecendo-lhes serviços e informações, buscando o desenvolvimento dos associados, com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.